7/17/11

De volta à era do rádio

Já estou há alguns dias sem postar e já faz alguns dias que tenho pensando em fazer este post.

Há mais ou menos duas semanas atrás, começou a rolar o iTunes Festival em Londres, um festival de música promovido pelo iTunes com a participação de grandes nomes da música atual: Linking Park, Coldplay, Foo Fighters, White Lies, Adele, Paul Simon e muitos outros.

Fiquei superanimada quando vi que os shows seriam transmitidos ao vivo pelo iTunes, através do próprio aplicativo para computador ou ainda aplicativos específicos para iPhone e iPad.

Quando vi que Adele se apresentaria no dia 07 de julho nem acreditei que poderia assistir a um show dela mesmo que através da Internet. Os shows de Adele na Europa e nos EUA estão todos sold-out e pra mim ela é a principal artista da soul music atual. Não canso de ouvi-la.

A imprensa brasileira chegou a divulgar a transmissão do show de Adele através do iTunes e eu esperava ansiosamente por este dia. Mas infelizmente não foi possível assistir.

A transmissão do vídeo estava bloqueada para o Brasil. É muito frustrante que ainda hoje tenhamos este tipo de restrição para acesso a conteúdo. Não estou falando de consumo ilegal de conteúdo, não se trata de pirataria, até porque, minutos depois da transmissão, o YouTube já tinha os vídeos disponíveis. O upload obviamente veio dos países em que a transmissão foi liberada.

Estamos falando de problemas para licenciamento de conteúdo. Parece que este assunto no Brasil é polêmico, os acordos de licenciamento trazem uma burocracia infernal e os produtores de conteúdo muitas vezes preferem não comprar a briga.

Resultado da estória: pelo twitter encontrei uma rádio que estava transmitindo o show e pude ouvir Adele, assim como meu pai conta que há 60 anos atrás ele fazia, na fase pré-TV.

Me senti de volta à era do rádio em pleno século XXI! O jeito foi escutar o show e depois ver pelo YouTube aquilo que eu tinha acabado de perder.

Abaixo um dos vídeos de Adele no iTunes Festival, cantando Set Fire to the Rain, uma de minhas preferidas:

"But there's a side to you
That I never knew, never knew.
All the things you'd say
They were never true, never true,
And the games you play
You would always win, always win.

I set fire to the rain
And I threw us into the flames
Well, it felt something died
'Cause I knew that that was the last time, the last time!"


1 comment:

Maria Fabriani said...

Querida, queria ter uma opinião sobre o assunto, mas não tenho. Estou tão por fora que nem sei quem essa Adele é....